Mãos de Esperança

Um projeto transformador, em todos os sentidos

Ao longo da história da Clínica, um dos marcos mais importantes tem sido o Projeto “Mãos de Esperança”, uma
parceria com a Cordeiro Saúde e com a Filorga que visa ajudar
pessoas sem condições financeiras a aceder a cirurgias essenciais,
muitas vezes aguardadas há anos no sistema público de saúde.

Desde o seu lançamento, o projeto já beneficiou mais de 20
pacientes, proporcionando-lhes cirurgias transformadoras em casos
como cancro da mama e gigantomastia, além de um
acompanhamento completo em acupuntura, psicologia, fisioterapia e
outras áreas essenciais para a recuperação integral.

Cirurgia Plástica na Clínica Ana Silva Guerra

Cuidar com Esperança: O Legado de Dra. Ana Silva Guerra

A Dra. Ana Silva Guerra, que idealizou esta iniciativa e batizou-a com o nome da sua avó “Esperança”, relembra a sua formação no Hospital de São José, onde viu de perto a importância de estender o cuidado além do que os recursos públicos podem oferecer. “Acreditamos que a saúde é um direito, e queremos dar às pessoas não só resultados médicos, mas também esperança e qualidade de vida.”

Mãos de Esperança - Um projeto solidário

A História de Resiliência de Sónia Santiago Sanches Tavares

Sónia Tavares vive com Neurofibromatose tipo 1, uma condição rara que provoca o aparecimento de tumores cutâneos, afetando a sua pele com lesões moles e carnudas desde a adolescência. Além disso, enfrentou o diagnóstico de cancro da mama, que resultou numa mastectomia radical modificada. Tratada pela Dra. Ana Silva Guerra no Hospital de São José, iniciou a reconstrução mamária, apesar das dificuldades com o SNS. A doença e o cancro afetaram profundamente a sua vida, causando dores físicas, limitações pessoais e profissionais, e comprometendo a sua auto-estima.

Em 2023, com o apoio do projeto da Dra. Ana Silva Guerra, Sónia foi submetida a uma cirurgia para remoção das lesões cutâneas, devolvendo-lhe uma silhueta livre de tumores e melhorando significativamente a sua qualidade de vida.

Maos de Esperança - Caso Mara

A História de Resiliência de Sónia Santiago Sanches Tavares

Mara, doente oncológica, teve cancro da mama em 2011 e fez esvaziamento axilar e mastectomia na mama direita. Após um longo caminho de tratamentos de quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia, em 2017 é operada no hospital de São José. Aleatoriamente o caso é atribuído à Drª Ana Silva Guerra que inicia o primeiro passo da reconstrução mamária (colocação do expansor mamário) – Este passo devolve alguma simetria à Mara, contribuindo para a melhoria do seu aspeto físico e consequentemente da sua autoestima.

Ainda assim, este expansor, algo que deve ser encarado como passageiro e temporário para a conclusão das restantes etapas da reconstrução mamária, é um «balão de soro» que causa dor, incomodo e após seis anos a Mara continuava à espera de resposta do SNS para dar continuidade a este processo.

É neste caminho que volta a procurar a Drª Ana Silva Guerra, pedindo-lhe novamente ajuda para poder finalmente encerrar este capítulo da sua vida.

Mão de Esperança - Caso Carina Timóteo

Quatro Gravidezes, Uma Nova Perspetiva: A História de Carina

Ao longo da sua vida, a Carina sempre negligenciou o seu bem-estar em prol do bem-estar dos outros. Quando um familiar tomou conhecimento da existência do Projeto Mãos de Esperança, entrou em contacto para perceber se a poderíamos ajudar.

Desta forma, foi marcada uma primeira entrevista. A Carina, incrédula e até mesmo cética, quase não acreditava que alguém faria algo assim por ela. O seu pedido era simples: após quatro gravidezes, a sua barriga nunca voltou ao normal, o que teve um impacto bastante negativo na sua autoestima.

Iniciámos o processo com a ajuda da Dra. Vanda Varela, através da Medicina Tradicional Chinesa, para estabilizar o lado emocional da Carina e diminuir os seus vícios, como o tabaco, preparando-a da melhor forma para o processo cirúrgico.

Mãos de Esperança - Caso Ilda Anselmo

Ganhar Coragem para Cuidar de Si: O Caso de Ilda

Ilda, 59 anos, reformada, é uma mulher de coragem e força, determinada a mudar a sua vida. Durante décadas, dedicou-se inteiramente ao cuidado dos outros, esquecendo-se de cuidar de si mesma. O tempo passou, e Ilda começou a sentir o peso dessa ausência: complexos com o corpo, especialmente com as pernas, levaram-na a esconder-se em roupas largas e a evitar o espelho. A sua autoestima, profundamente fragilizada, tornou-se um obstáculo ao seu bem-estar.

Foi nesse momento que decidiu que era hora de mudar. Com coragem, procurou a Dra. Ana, acreditando que ainda poderia resgatar a confiança perdida. “Vim para esta casa com a minha autoestima muito em baixo, mas toda a equipa fez-me ver e sentir que eu conseguia atingir os meus objetivos,” diz Ilda.

Aqui, Ilda encontrou apoio para enfrentar os seus desafios, desde melhorar o aspeto da região abdominal até fortalecer a sua confiança. Mais do que uma transformação física, esta é uma jornada para recuperar a alegria de viver e a força interior, porque Ilda, finalmente, decidiu cuidar de si.

Parceiros juntos por uma causa Maior

Mãos de Esperança: Porque a Sua História Importa

Queremos ajudar quem mais precisa

Se sente que a sua história é marcada por desafios e não encontra outra forma de obter a ajuda que precisa, o Projeto Mãos de Esperança partilhe-nos a sua história. Acreditamos que todos merecem apoio para superar momentos difíceis.

Scroll to Top