O Botox® ou, como costumo dizer, a toxina botulínica é uma substância usada para relaxar músculos que estão muito ativos e ao contrair, causam as rugas de expressão. É um tratamento que ainda é olhado com maus olhos por muita gente, mas a verdade é que houve uma evolução muito positiva nos tratamentos faciais com Botox®!
Em primeiro lugar é preciso saber que NÃO é um produto a aplicar nos lábios, muito menos para os preencher! O Botox® é para ser usado na testa, lateralmente aos olhos e nas rugas vincadas no cimo do nariz, entre as sobrancelhas! E, atualmente, quando realizado por um profissional qualificado, o resultado é muito natural e não evidência um “look” demasiado produzido ou artificial.
Outra coisa que não acontece também é o “ar esquisito” das sobrancelhas, que não ficam demasiado arqueadas. A dose a aplicar é diferente e os pontos onde o Botox® é aplicado são em maior número e localizados de forma diferente daquilo a que estávamos habituados.
Assim, além da testa e dos pés de galinha, o Botox® pode ser usado para corrigir as pregas inestéticas do pescoço e, em mãos experientes, é útil para diminuir a queda da ponta do nariz e para subir os cantos do lábio.
E então para que servem os preenchimentos faciais, mais concretamente o ácido hialurónico?
Estes produtos são cada vez mais procurados por homens e mulheres de todas as idades. Já muitas pessoas sabem que o ácido hialurónico é um constituinte habitual do nosso organismo, ou seja, já faz parte de nós. Não estamos a colocar algo novo, que possa causar alguma reação ou alergia quando fazemos um preenchimento com ácido hialurónico!
Além da cirurgia plástica estética, outras especialidades como a ortopedia e a oftalmologia também o usam, seja para lubrificação de articulações, quer seja, durante as cirurgias intraoculares.
O ácido hialurónico é inócuo, e acima de tudo é um excelente aliado para a hidratação da pele, para melhorar o contorno do rosto, combater vincos e rugas e…olheiras! Portanto, totalmente diferente do Botox® e sim, adequado para o preenchimento do lábio, para conferir hidratação e proporcionar um bom contorno labial (importante para as pacientes que não querem volume). Mesmo que não queiramos volume, o ácido hialurónico funciona como um “booster” da pele, hidratando-a, sem dar volume.