O Microneedling é uma técnica mecânica também conhecida como indução percutânea de colagénio, que consiste em fazer microperfurações superficiais na pele com um rolo que incorpora 250 agulhas metálicas de calibre milimétrico.
Que benefícios tem?
É uma técnica capaz de suavizar rugas, melhorar a flacidez e prevenir o seu agravamento, melhora a textura da pele, torna a pele luminosa e com mais brilho e potencia a regeneração celular e a síntese de colagénio.
Quais as indicações do Microneedling?
Esta técnica é indicada para tratamento das imperfeições da pele como marcas de acne, poros dilatados e rugas finas do rosto, pescoço e mãos. É uma técnica muito útil para o tratamento do “código de barras” na parte cutânea do lábio superior. Ajuda na estimulação do couro cabeludo em certos casos de alopecia, no tratamento de estrias, sobretudo estrias vermelhas, imaturas.
Como é realizado?
Depois de limpa e desinfetada, a pele é coberta com creme anestésico para minimizar o desconforto do procedimento.
O rolo é aplicado paralelamente à pele e as microagulhas criam os canais que poderm ir até uma profundidade de 12mm no rosto. Alguns pontos hemorrágicos podem ser visíveis, mas não é necessário acontecer hemorragia de todos os pontos para haver efeito.
Com meios de aumento (lupas) é possível ver as micro hemorragias causadas pelas agulhas, mas a olho nu, o que vemos normalmente são manchas avermelhadas a cobrir a área tratada. A pele fica transitoriamente permeável à ação de substâncias que queiramos aplicar (Vitaminas, toxina botulínica, fatores de crescimento).
Nos minutos seguintes à suspensão do tratamento, os poros microscópicos fecham, e a mancha avermelhada vai melhorar gradualmente, podendo a paciente retomar as suas atividades normais.
O que significa o Microneedling com “drug delivery”?
O microagulhamento vai permitir aumentar a permeabilidade da pele, através da abertura de canais inframilimétricos.
Além de potenciar a síntese de colagénio, pela estimulação mecânica dos fibroblastos, esta técnica permite a entrada nas camadas mais profundas da pele de princípios ativos que de outra forma nunca conseguiriam passar o estrato córneo da pele.
A pele é impermeável à ação da maioria dos produtos tópicos, que apenas alcançam as camadas mais superficiais da pele. Através da criação destes microcanais é possível que vitaminas, oligoelementos, proteínas, cheguem a todas as camadas da pele.